sábado, 18 de outubro de 2008

LARINGE

É um tubo sustentado por peças de cartilagem articuladas, situado na parte superior do pescoço, superior da traquéia, em continuação à faringe.
Sua entrada é chamada de glote, devido à válvula acima chamada epiglote.
O revestimento interno da laringe apresenta pregas, denominadas cordas vocais. A laringe tem um par destas cordas, formadas por tecido conjuntivo elástico, coberto por pregas de membrana mucosa e de cor branca nacarada. Sua dimensão varia segundo o sexo, a idade e a categoria da voz (de 14 a 21 mm para as mulheres e de 18 à 25 mm para os homens). A vibração que o ar procedente dos pulmões provoca neste par de cordas movimentos de aproximação e afastamento, que permitem a formação de sons. Os sons produzidos na laringe são modificados pela ação da faringe, da boca, da língua e do nariz, o que nos permite articular palavras e diversos outros sons. Conforme as cordas vocais estão mais ou menos tensas, os sons que elas produzem são mais ou menos agudos.
É na laringe que também encontramos o chamado pomo-de-adão, uma saliência do osso hióide, é determinado por hormônios masculinos, principalmente a testosterona. Como esses hormônios, em geral, só são encontrados em grandes quantidades no organismo dos homens, principalmente na fase da puberdade, apenas estes apresentam o pomo.

Nenhum comentário:

Clique e assine

 
©2008 Templates e Acessorios Por Elke di Barros