sábado, 18 de outubro de 2008

DOENÇAS

SINUSITE
É uma inflamação de cavidades existentes nos ossos da face, o seio da face ou sinus. Essas cavidades têm comunicação com as fossas nasais e podem ser invadidas por bactérias, que desencadeiam um processo infeccioso. As queixas iniciais são de sintomas semelhantes aos do resfriado comum: febre moderada, coriza, espirros e tosse irritativa. Na sinusite aguda, a pessoa tem dor em diversas regiões da face e há corrimento nasal mucoso e, às vezes, purulento (com pus). Também A doença pode gerar sensação de "peso na face", corrimento nasal, dores de cabeça, sensação de mau cheiro oriunda do nariz ou da boca e obstrução nasal com eventuais espirros.
RESFRIADO

É comum pode ser causado por diversos tipos de vírus e é mais propício no inverno, época em que as células do corpo se tornam mais susceptíveis a infecções. Os vírus se instalam nas células da cavidade nasal e da faringe, provocando inflamações. As defesas do organismo do indivíduo afetado reagem, causando mais inflamação. Isso pode fazer com que bactérias que estejam nas vias respiratórias se aproveitem da situação, produzindo muco (catarro) purulento que pode ser expelido pelo nariz ou pela boca. A coriza (corrimento de líquido pelas narinas durante o resfriado) é conseqüência dessas inflamações. Além da coriza, podem aparecer outros sintomas, tais como sensação de secura na garganta, espirros, olhos lacrimejantes e febre. O resfriado termina quando o revestimento interno lesado se regenera e, então, a infecção está resolvida.

Sintomas
Normalmente, os sintomas surgem de 1 a 3 dias após a pessoa entrar em contato com o vírus, e podem durar até uma semana, na maioria dos casos. Dentre os sintomas, destacamos:
Nariz com secreção (coriza) intensa – como água nos primeiros dias. Mais adiante, pode tornar-se espessa e amarelada;
Obstrução do nariz dificultando a respiração, espirros, tosse e garganta inflamada (dolorosa);
Diminuição do olfato e da gustação; FK
Voz “anasalada” (voz da pessoa que está com o nariz entupido);
Rouquidão;
Adultos podem ter febre baixa, enquanto as crianças podem ter febre alta;
Dores pelo corpo;
Dor de cabeça;
Febre (pode ocorrer em crinaças). Incomum em adultos.
COQUELUCHE

É uma das mais famosas doenças da infância, causada pela bactéria Haemophilus pertussi, que se instala na mucosa das vias respiratórias (laringe, traquéia, brônquios e bronquíolos). A proliferação das bactérias causa forte irritação, com grande produção de muco (catarro). As queixas iniciais são de sintomas semelhantes aos do resfriado comum: febre moderada, coriza, espirros e tosse irritativa. Toxinas produzidas pelas bactérias irritam terminações nervosas, desencadeando acessos de tosse, típicos da doença.
A coqueluche é prevenida pela vacina tríplice, que protege também contra a difteria e o tétano. Essa vacina é administrada em três doses, uma a cada trinta dias, a partir do segundo mês de vida.
PNEUMONIA

É uma infecção pulmonar causada por diversas espécies de bactérias e, às vezes, por fungos. A bactéria se instala nos pulmões, provocando aumento da secreção de muco e ruptura das paredes dos alvéolos. Os sintomas da doença são febre alta, falta de ar, dores no peito e expectoração de catarro viscoso e, às vezes, sanguinolento. Em geral, atinge pessoas que estão com sua resistência orgânica debilitada. A doença pode gerar sensação de "peso na face", corrimento nasal, dores de cabeça, sensação de mau cheiro oriunda do nariz ou da boca e obstrução nasal com eventuais espirros.
A pneumonia bacteriana clássica inicia abruptamente, com febre, calafrios, dor no tórax e tosse com expectoração (catarro) amarelada ou esverdeada que pode ter um pouco de sangue misturado à secreção. A tosse pode ser seca no início.
A respiração pode ficar mais curta e dolorosa, a pessoa pode ter falta de ar e em torno dos lábios a coloração da pele pode ficar azulada, nos casos mais graves.
TUBERCULOSE
É uma infecção causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis que se instala geralmente nos pulmões. Os alvéolos pulmonares inflamam-se e sofrem necrose (morte celular). A região necrosada é circundada por um tecido fibroso que limita e isola o foco infeccioso. Em geral, as lesões de uma primeira infecção tuberculosa regridem espontaneamente. No caso de uma reinfecção, pode ocorrer de os focos infecciosos atingirem, além dos pulmões, outros órgãos, causando lesões nos tecidos.
Geralmente, se pega a doença pelo ar contaminado eliminado pelo indivíduo com a tuberculose nos pulmões. A pessoa sadia inala gotículas, dispersas no ar, de secreção respiratória do indivíduo doente. Este, ao tossir, espirrar ou falar, espalha no ambiente as gotículas contaminadas, que podem sobreviver, dispersas no ar, por horas, desde que não tenham contato com a luz solar. A pessoa sadia, respirando no ambiente contaminado, acaba inalando esta microbactéria que se implantará num local do pulmão. Em poucas semanas, uma pequena inflamação ocorrerá na zona de implantação. Não é ainda uma doença. É o primeiro contato do germe com o organismo (primoinfecção). Depois disso, esta bactéria pode se espalhar e se alojar em vários locais do corpo.
Se o sistema de defesa do organismo estiver com uma boa vigilância, na maioria dos casos, a bactéria não causará doença, ficará sem atividade (período latente). Se, em algum momento da vida, este sistema de defesa diminuir, a bactéria que estava no período latente poderá entrar em atividade e vir a causar doença. Mas, também há a possibilidade da pessoa adquirir a doença no primeiro contato com o germe.
Os sintomas da tuberculose pulmonar são febre, sudorese noturna, fraqueza e perda de apetite e de peso.
A prevenção consiste em evitar o convívio com pessoas doentes e só consumir leite pasteurizado ou adequadamente fervido, pois a bactéria pode estar presente no leite. O tratamento é feito com antibióticos.

BRONQUITE CRÔNICA

Mais de 75% dos pacientes com bronquite crônica são ou foram fumantes. Os bronquíolos secretam quantidade excessiva de muco, tornando-se comprimidos e inflamados. Os cílios do epitélio bronquiolar deixam de bater, e muco e partículas de sujeira vão se acumulando, dificultando a passagem do ar. A respiração torna-se curta e os acessos de tosse são constantes. Pessoas com bronquite crônica, em geral, acabam por desenvolver enfisema. Bronquite AgudaÉ uma inflamação da árvore brônquica, geralmente associada com uma infecção respiratória generalizada. A árvore brônquica é composta por tubos (brônquios) que carregam o ar para dentro dos pulmões. Quando esses tubos estão com alguma infecção ficam edemaciados (inchados) e produzem muco (catarro) espesso. Isto pode tornar a respiração difícil. A bronquite aguda é uma doença respiratória aguda, com tosse intensa e prolongada, que persiste por mais tempo após o desaparecimento dos outros sintomas respiratórios. A doença pode tornar a árvore brônquica mais sensível ao ar frio e a poluentes como a fumaça do cigarro, fazendo com que o indivíduo tenha tosse intensa quando se defronta com tais situações. As viroses que causam bronquite aguda espalham-se pelo ar. Se o indivíduo sadio respirar o ar contaminado por vírus deixado pela tosse de um doente, poderá adquirir a doença. Isso também poderá acontecer se tocarmos com a mão numa superfície contaminada por vírus e, após, a levarmos até o nariz ou a boca. A superfície contaminada pode ser a mão de um indivíduo doente ou um objeto tocado por ele.

ENFISEMA

É muito raro em pessoas que nunca fumaram. É a obstrução completa dos bronquíolos, com aumento da resistência à passagem de ar, principalmente durante as expirações. É uma doença crônica, na qual os tecidos dos pulmões são gradualmente destruídos. Pode ocorrer, então, rompimento das paredes dos alvéolos, com formação de grandes cavidades. Isso diminui a eficiência dos pulmões em absorver oxigênio e há sobrecarga do coração como forma de compensar a deficiência pulmonar. A sobrecarga leva a maioria dos pacientes com enfisema a morrer de insuficiência cardíaca. Essa doença ocorra na maioria das vezes em tabagistas de longa data, que, em torno dos 65 anos de idade, passam a sentir falta de ar para fazer esforços. A falta de ar no início só é notada para os grandes e médios esforços (subir escadas ou caminhar são exemplos). Mantendo o hábito do fumo, poderão chegar a uma fase mais avançada da doença, em que falta de ar surge com tarefas simples como tomar banho, se vestir ou se pentear, por exemplo.



CÂNCER DE PULMÃO


O hábito de fumar é a principal causa do câncer de pulmão. 80% desse tipo de câncer poderiam ser evitados se as pessoas parassem de fumar. Diversas substâncias contidas no cigarro são cancerígenas. Células cancerosas originadas nos pulmões se multiplicam descontroladamente, podendo invadir outros tecidos do corpo, onde originam novos tumores. Os sinais e sintomas de câncer de pulmão podem incluir: tosse persistente ou mudança na tosse usual do fumante, encurtamento da respiração, escarro com sangue, rouquidão, dor torácica persistente ou aguda quando o indivíduo respira profundamente, pneumonias de repetição, sibilância. Os tumores malignos do pulmão podem ser tratados com cirurgia, quimioterapia ou radioterapia.
EMBOLIA PULMONAR

Ocorre quando um coágulo ( trombo ), que está fixo numa veia do corpo, se desprende e vai pela circulação até o pulmão, onde fica obstruindo a passagem de sangue por uma artéria. A área do pulmão suprida por esta artéria poderá sofrer alterações com repercussões no organismo da pessoa. Ou seja, um fechamento repentino da artéria pulmonar ou de um de seus ramos, provocado por bolhas de ar, fragmentos de tumores ou freqüentemente por coágulos sanguíneos.
O fechamento de uma artéria de pequeno calibre pode passar despercebido, mas se uma grande artéria for atingida, a pessoa é acometida por dor súbita no peito, falta de ar, aumento da transpiração, palpitações, cianose e eventualmente é levada à morte. A embolia pulmonar é responsável por cerca de 4% dos óbitos ocorridos nos grandes hospitais.

RENITE


É uma inflamação das mucosas que revestem as cavidades nasais devido a processos alérgicos. Como conseqüência da inflamação, as células passam a produzir excesso de muco, que escorre pelas narinas.
Surtos repetidos de renite alérgica em crianças podem causar obstrução nasal definitiva, que leva a alterações ósseas na base do crânio. Como as rinites têm forte componente emocional, o afeto e as boas condições psicológicas fazem parte do tratamento da doença. Existem várias substâncias que causam reações alérgicas, como: pólens, partículas de pó, esporos de fungos, alimentos, látex, veneno de insetos e medicamentos.

ASMA


É uma doença respiratória em que o espasmo e a constrição dos brônquios e a inflamação de sua mucosa limita a passagem do ar, provocando dificuldade respiratória. Com freqüência, deve-se a uma alergia, em particular ao pó, pêlo ou penas de animais, mofo e pólen. Muitos pacientes de asma alérgica, chamada de asma atópica ou extrínseca, sofrem também de febre do feno, que é uma forma de rinite sazonal causada por alergia ao pólen.
Seus sintomas são ataques intensos de espirros, inflamação da mucosa nasal e olhos, e respiração difícil.
É uma doença pulmonar que se caracteriza pela diminuição de calibre (constrição) dos bronquíolos. A asma pode ter diversas causas, sendo a alérgica a mais comum. Tendo também forte desencadeamento da crise de asma.
A crise asmática ocorre quando a musculatura lisa dos bronquíolos se contrai espasmodicamente. A mucosa que reveste internamente os bronquíolos incha e passa a produzir mais secreção, o que contribui para diminuir o calibre dos condutos respiratórios. A dificuldade respiratória prejudica a oxigenação do sangue e, em casos muito graves, podem ocorrer cianoses (coloração azulada da pele e das mucosas), provocada pelo acúmulo de gás carbônico no sangue.
Nestas crises são usados, dependendo do caso, os seguintes aparelhos:
LARINGITE
É infecção na laringe, geralmente causada por um vírus mas pode resultar de uma infecção bacteriana. A laringite crônica pode ser causada por tabagismo, uso intenso da voz, tosse violenta, exposição a substâncias irritantes. Também pode ser um sintoma de bronquite, pneumonia e de outras infecções respiratórias.
A laringite não causa muita dor, mas provoca rouquidão e tosse seca. Em geral, a voz do doente vai enfraquecendo ao longo do dia. Mas ainda pode progredir para infecções maiores (como a meningite) ou provocar graves problemas na voz.

17 comentários:

Unknown disse...

muito bom este artigo me ajudou muito a compreender os problemas respiratorios

Camila Garcia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Gostaria de saber: estive gripada com muita dor na garganta,tosse,mas não aparecia as secreções, tipo preso em minha garganta, e ainda apresento dor no peito, ja me encontro ha mais de 3 semanas com a tosse ,dor na garganta e agora de vez enquando dor no peito. E ja tomei antibiotico, mas persiste esse mal estar. Ja nao sei mas o que fazer, sou cabeleireira, sera que é alergia a produtos quimicos. Mas tenho cuidados, eu uso os meus EPIs para nao ter que inalar o produtos quimicos, e tambem nao me submeto ao formol.

BelaBaccarin disse...

Cuidado Iris...pode ser tuberculose...dores no peito e tosse persistente sao indicios. Procure um medico com urgencia ( eu descobri a tuberculose por acaso e agora estou em tratamento).

Anônimo disse...

Olá boa noite. Às vezes sinto um cheiro estranho na respiração mas pessoas próximas a mim não sentem. Não tenho histórico de doenças respiratórias e faz um bom tempo que esse incômodo me acompanha .Gostaria de saber o que pode ser isso

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá. Gostaria de saber se devo procurar um pneumologista...estou com febre baixa, em torno de 37,5 a 38,5 durante todo o dia. Tosse seca, rouquidão, moleza no corpo, muco nasal esverdeado...fiquei de cama 2 dias com dores no corpo inteiro. Depois disso que começaram os quadros de febre, acompanhados de vômito e diarreia, tosse seca e dolorosa o tal do muco verde. Muita dor nos olhos tb, ficaram inchados no começo dos sintomas, mas passou logo. Tenho histórico de bronquite aguda e dois quadros de pneumonia. Gostaria de ter certeza de que devo procurar um pneumo, para não acabar perdendo tempo por conta de um resfriado ( se esse for o caso).

Unknown disse...

Olá. Gostaria de saber se devo procurar um pneumologista...estou com febre baixa, em torno de 37,5 a 38,5 durante todo o dia. Tosse seca, rouquidão, moleza no corpo, muco nasal esverdeado...fiquei de cama 2 dias com dores no corpo inteiro. Depois disso que começaram os quadros de febre, acompanhados de vômito e diarreia, tosse seca e dolorosa o tal do muco verde. Muita dor nos olhos tb, ficaram inchados no começo dos sintomas, mas passou logo. Tenho histórico de bronquite aguda e dois quadros de pneumonia. Gostaria de ter certeza de que devo procurar um pneumo, para não acabar perdendo tempo por conta de um resfriado ( se esse for o caso).

Unknown disse...

Tenho sinusite, a crise passou mas minha voz não volta ao normal. Está anasalada. Pq? Será que ainda tem secreção?

Unknown disse...

Tenho sinusite, a crise passou mas minha voz não volta ao normal. Está anasalada. Pq? Será que ainda tem secreção?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Wellington Faria disse...

Bom dia, sinto incômodo nas vias respiratórias e na garganta frequente parece que tem alguma coisa, mas não sei o que pode ser, parece muco esbranquiçada.

Reinholz.blog disse...

A mais de 20 anos tive uma gripe e tomei à noite um comprido com chá quente. A noite soei bastante. levantei no outro dia leve e livre da gripe. Mas, três dias depois andei de moto à noite e me deu febre. Daquele dia até hoje não tive mais gripe. Sempre tenho dor na garganta com uma febre fraca, com aumento da pressão, com spirros e pouca tosse. Então tomo um comprimido e aquilo desaparece. Eu gostaria de saber como curar isto porque é só pegar um vento sem camisa e logo começo e spirrar e ai não consigo dormir direito. Até hoje nenhum médico conseguiu resolver este problema. o que devo fazer?

notícias disse...

Gente, fiz cirurgia para retirar polipus do nariz há dois anos, mas agora começou a sair secreção de pus com sangue e quase nao sinto cheiro de nada , vive entupido. Já ocorreu com alguém este fato ?

SUSSAN MORRIS disse...

ESTOU TOTALMENTE CURADO DO HIV PELO MÉDICO JAMES HERBAL MEDICINE Alguém ainda duvida das ervas naturais? Tenho visto a grande importância das ervas naturais e o trabalho maravilhoso que realizam na vida das pessoas. Eu me pergunto por que as pessoas ainda gastam seu dinheiro em cirurgias, injeções e medicamentos cada vez que ficam doentes. Ervas naturais podem curar todos os tipos de doenças, incluindo doença de Parkinson, Esquizofrenia, Câncer, Escoliose, Câncer de Bexiga, Câncer Colorretal, Câncer de Mama, Câncer Renal, Leucemia, Câncer de Pulmão, Câncer de Pele, Câncer Uterino, Câncer de Próstata, Fibromialgia, Síndrome Fibrodisplasia, Epilepsia Dupuytren doença, Diabetes, Doença celíaca, Angiopatia, Ataxia, Artrite, Esclerose Lateral Amiotrófica, Doença de Alzheimer, Carcinoma adrenocortical.Asthma, Doenças alérgicas. HIV_Aids, Herpes, Doença inflamatória intestinal, DPOC, Diabetes. herpes, câncer, queima vaginal, diabéticos, asma, EBV, HIV, hepatite, aumento de volume, etc. Já vi com meus próprios olhos. Fui curado do HIV / aids e minha tia e seu marido foram curados do herpes pelo Dr. James, que usa ervas naturais para curar diferentes tipos de doenças. Até o Dr. James provou para o mundo inteiro inúmeras vezes que as ervas naturais podem curar todos os tipos de doenças e ele curou inúmeras pessoas usando ervas naturais. Eu sei que é difícil de acreditar, mas sou um testemunho vivo. Ele preparou medicamentos fitoterápicos e os enviou para mim por meio do DHL COURIER DELIVERY SERVICES e eu os tomei conforme ele instruiu. 11 dias depois, fui ao hospital fazer um checkup, saiu o resultado e testei NEGATIVO. Não há mal nenhum em experimentar ervas, só vai te curar do que você é, então por que você não experimenta as ervas e vê sua eficácia ... Seu medicamento fitoterápico é fácil de beber sem nenhum lado Contacte o Dr. James no Email .... drjamesherbalmix@gmail.com ..

Liam Robert disse...

Ser herpes é como passar pelo inferno; bem, um agradecimento especial ao Dr. Imoloa por sua poderosa cura à base de ervas por me curar da doença de Herpes. Fui diagnosticado com esta doença no ano de 2014. Tu tava tomando meus remédios mas não era eu mesmo. Até o mês passado, meu amigo veio até mim e me disse que viu muitos testemunhos sobre como um grande e poderoso médico fitoterápico curava pessoas da doença de Herpes. Tu eu nunca acreditei em medicamentos fitoterápicos, disse a mim mesmo que estou acreditando que peguei o nome dele e procurei no GOOGLE, vi muitos testemunhos eu mesmo. Rapidamente, copiei o e-mail dele, enviei-lhe um e-mail, e disse-lhe para obter os itens listados necessários para preparar a minha cura, porque a essa altura eu tenho pouca fé nele, alguns dias depois ele me disse que já havia preparado a cura. Então, ele me envia por meio do serviço de correio DHL. Peguei meu pacote, era uma cura à base de ervas, conforme descrito pelo Dr. IMOLOA. Tomei a cura à base de ervas e depois de tomar por duas semanas e alguns dias. Ele me disse para fazer um check-up, eu fui para o hospital e fiz o teste e fiquei curado. Liguei rapidamente para ele e contei o que aconteceu ele me parabenizou. Prometo contar ao mundo sobre ele. Você deve contatar dr imoloa hoje diretamente em seu endereço de e-mail para qualquer tipo de problema de saúde; doença lúpica, úlcera bucal, câncer de boca, dor no corpo, febre, hepatite ABC, sífilis, diarreia, HIV / AIDS, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, dor crônica, dor de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, inflamação Doença intestinal, doença fúngica das unhas, doença de Lyme, doença de Celia, Linfoma, Depressão grave, Melanoma maligno, Mania, Melorreostose, Doença de Meniere, Mucopolissacaridose, Esclerose múltipla, Distrofia muscular, Artrite reumatóide, Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson, câncer vaginal, Desordens de ansiedade , Doença autoimune, dor nas costas, entorse, transtorno bipolar, tumor cerebral, maligno, bruxismo, bulimia, doença do disco cervical, doença cardiovascular, neoplasias, doença respiratória crônica, transtorno mental e comportamental, fibrose cística, hipertensão, diabetes, asma, autoimune artrite de mídia inflamatória ed. doença renal crônica, doença inflamatória das articulações, impotência, espectro do álcool feta, transtorno distímico, eczema, tuberculose, síndrome da fadiga crônica, constipação, doença inflamatória do intestino. Você pode entrar em contato por e-mail - drimolaherbalmamdemedicine@gmail.com/ Whats app + 234781986098.Website- http / www.drimolaherbalmademedicine.wordpress.com.

Clique e assine

 
©2008 Templates e Acessorios Por Elke di Barros